Como criar uma rede sólida de contatos
Em vários momentos digo que para a nossa carreira o networking é muito importante. Por isso, há um link voltado somente para a divulgação de eventos no blog. Com os eventos voltados para a tradução, a gente não só aprende, como também conhece novas pessoas e empresas que podem, futuramente, indicar ou precisar do nosso trabalho.
É claro que ao participar de um evento você precisa criar a sua meta, seja ela aprender mais sobre determinado tema ou, fazer networking. Se a sua intenção é aumentar a sua lista de contatos, é preciso pensar o que pretende conseguir, por que quer conseguir e como está planejando fazer isso.
Após fazer o seu planejamento, é preciso lembrar que não basta apenas uma simples troca de cartão com as pessoas que você acabou de conhecer. Você precisa criar vínculos com elas para que essa relação fique cada vez mais forte. Ou seja, um investimento a longo prazo. Lembre-se que a maioria dos nossos trabalhos vêm pela indicação.
Seja proativo quando quiser estabelecer uma relação mais profunda. Anote os pontos mais importantes da conversa no verso do cartão de visita dessa pessoa ou no seu celular. Assim será mais fácil lembrar a elas sobre suas propostas de valor com base naquilo que elas precisam. Para isso, faça perguntas abertas e mostre interesse. Quanto mais você souber sobre elas, maiores e melhores serão as suas possibilidades de êxito.
Depois de conhecer as pessoas e trocar seus contatos com ela, não espere que elas entrem em contato com você. Espere alguns dias e envie um e-mail oferecendo ajuda e suporte. Lembre-se que você está ali para ajudar as pessoas a aumentar o contato delas e de suas empresas com o mundo. Se você mostrar que não quer simplesmente conseguir algo delas, você e elas perceberão que a relação está baseada na confiança mútua.
Se você estiver realmente atento às necessidades dos seus possíveis clientes e/ou parceiros, isso fará com que vejam em você um diferencial, o que será um ponto a seu favor.
Post inspirado na matéria do blog JugoSocial.
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