Defina seus objetivos como tradutor!

Outro dia estava lendo na internet um site que ensinava justamente a definir nossos objetivos. Parece algo simples, mas muitas vezes acabamos desviando nossa atenção com outras coisas e deixamos de lado um planejamento que é realmente importante quando queremos chegar em algum lugar.
Em seu site, Elena Fernández fala sobre o “profissional folha” e o “profissional flecha”. O primeiro, é aquele que vive como as folhas que caem das árvores e se deixam levar pelo vento, se movendo de um lado para o outro sem fazer esforço. Já o segundo, é aquele que decide fixar um objetivo com a intenção de ajustar seus esforços para alcançá-lo.
Assim como uma flecha tem o seu alvo bem definido para atingir, nós também precisamos de objetivos claros e reais para alcançar.
Veja alguns pontos importantes para traçar seus objetivos:
  • Precisão: se seu objetivo é conseguir trabalhar como freelancer para agências de tradução, especifique com quantas agências deseja trabalhar.
  • Indicador: é bom que você tenha um indicador ou uma forma de medir o quanto conseguiu atingir de seu objetivo. Se queria conseguir 10 agências, e você conseguiu 3.
  • Prazo: estabeleça prazos. Não é o mesmo conseguir trabalhar com 10  em 1 mês ou em 3 anos.
  • Escreva: novamente aconselho que coloque suas ideias no papel, assim é mais fácil lembrar e acompanhar o avanço.
Após a definição dos objetivos, é preciso traçar um plano de como iremos alcançá-lo. Segundo o exemplo acima, o objetivo é trabalhar como freelancer para 10 agências de tradução no Brasil, mas como vou conseguir isso em 1 mês?
1º passo: procurar na internet as 50 maiores agências de tradução no Brasil (1 a 2 dias);
2º passo: verificar (dentro das 50 agências) as que trabalham com áreas do meu interesse (1 a 3 dias);
3º passo: entrar em contato com as agências (2 dias);
4º passo: ver as respostas (esse passo pode levar um prazo maior, mas não deixe que passe de 15 dias para não perder o foco e os prazos estabelecidos).
Se por algum motivo seu objetivo não deu certo, reveja seu planejamento. Refaça e tente novamente. Às vezes, é por causa de um detalhe que não acertamos o alvo. O importante é ter seu objetivo bem claro, para que então você consiga traçar a melhor estratégia.
Seja flecha! Mire bem o seu alvo e boa sorte!

Leave a Reply