Recomendações
Uma das coisas que sempre falo nos webinars que apresentei até hoje é sobre a importância das recomendações.
As recomendações são importantes para gerar ainda mais credibilidade. Não é a mesma coisa você chegar e falar que você é um excelente profissional (quem não faz a própria propaganda, né?!), e um cliente seu falar que você é um excelente profissional. A propaganda boca a boca é muito mais eficiente.
Às vezes a recomendação vem com um feedback, mostrando seus pontos fortes e alguns pontos que podem ser melhorados. Eu, particularmente, adoro esse tipo de recomendação, pois me ajuda a melhorar cada vez mais, além de mostrar para o meu cliente que eu absorvi aquilo que ele falou.
Em outros casos, recebemos apenas comentários que não necessariamente estão recomendando o nosso trabalho, mas que vêm com palavras tão carinhosas que nos dão ainda mais energia para continuar fazendo o aquilo que amamos da melhor maneira possível. Como meu marido sempre fala, “siga a filosofia Kaizen (melhoria contínua)”.
Todas as vezes que consigo um novo cliente direto, peço uma recomendação (após a entrega do trabalho, é claro). Apesar de muitos entrarem em contato novamente solicitando novos serviços, poucos enviam a recomendação por e-mail. Ainda não sei o motivo, mas nem por isso eu paro de solicitar.
Não faço isso apenas com os clientes. Faço também com os tradutores, e como comentei em um dos vídeos do nosso canal do YouTube, vou deixar aqui algumas mensagens que recebi sobre o último webinar do Tradutor Iniciante.
Com essas recomendações, todas as vezes que lanço um novo Webinar, os tradutores reconhecem o valor que eu passo e sabem que não será só mais um ensinamento.
Se você assistiu o webinar mas não deixou o seu comentário, aproveite e deixe nos comentários desse post. Estou doida para saber o que vocês acharam, o que posso melhorar, enfim… Quero saber a opinião de vocês, por isso sempre peço para comentar e conversar comigo tanto aqui no blog, como lá na fanpage e no youtube!