Trabalho em casa, e agora?

É muito comum trabalhar em casa quando se é tradutor. Não é uma regra, afinal, alguns de nós trabalham em agências, como já comentei no post Freelancer X In House, mas a maioria trabalha como freelancer e/ou home office.
Também é muito comum ver os brasileiros, principalmente os das grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo (não posso falar muito de outros lugares pois não conheço muito bem), acordar cedo, trocar de roupa, sair para trabalhar, pegar aquele trânsito até chegar ao local de trabalho, pegar o mesmo trânsito para voltar para casa e chegar à noite, cansado…
Quando trabalhamos em casa, essa rotina muda (graças a Deus)!!!
Desde quando comecei a trabalhar como Tradutora, nunca mais peguei trânsito (pelo menos não para trabalhar…rs). Sempre fui freelancer e trabalho em casa na maioria das vezes, ou seja, não preciso sair para trabalhar! Mas é aí que está a grande questão!!!
Para trabalhar em casa é preciso ser organizado!!!

Atenção ao horário!!!
 
Não adianta eu querer acordar todo dia às 11h da manhã se sei que meus clientes estão online a partir das 8h ou 9h e a qualquer momento podem precisar falar comigo e enviar algum trabalho. Neste caso, o primeiro passo é estabelecer um horário de trabalho!!! Mas tenha bom senso: escolha um horário que coincida com os de seus clientes, afinal, eles precisam te encontrar disponível quando precisarem do seu serviço.
Se você adora dormir, como eu, crie uma estratégia para acordar… Deixe uns recadinhos no despertador do seu celular… principalmente se você gosta de usar a função “soneca”!!!
Que roupa vou usar???
Perguntinha bem feminina, né? E pode ser que esse dilema seja bem feminino também. E mais, confesso que depois que parei de trabalhar fora, estranhei muito o fato de não precisar me arrumar
tanto. Passei a sair menos (afinal, agora só saio com o marido, amigos ou família, e isso não acontece todo dia), e senti falta de me arrumar mais.
Apesar da roupa não afetar minha produtividade, tem gente que parece que fica com sono enquanto não tira o pijama do corpo (e talvez isso sirva para alguns homens). Várias vezes, principalmente no inverno, gosto de trabalhar enrolada em um cobertor (aqui onde moro faz muito frio), mas se você tem certas dificuldades de concentração em casos como esse, faça de conta que está saindo para trabalhar na rua, e se arrume como se realmente fosse trabalhar fora. Quem sabe assim você consiga se concentrar melhor e procrastinar menos…
Onde vou trabalhar???
Algo que pode ser que te ajude, é criar um espaço da casa para ser seu cantinho, seu escritório. Eu não tenho um cômodo da casa para ser meu escritório, mas tenho um cantinho que reservei para trabalhar. Peguei uma pontinha da mesa de jantar pra mim. Pena que “meu escritório” tem que desaparecer quando fazemos algum almoço em família ou jantar com amigos…Brincadeiras à parte, isso também pode parecer bobeira, mas é algo simples e muito importante, pois se você tiver tudo o que precisa a mãos, não irá se distrair ou perder tempo de trabalho procurando livros, dicionários, ou qualquer outra coisa que seja essencial para realizar um bom trabalho.

Vi esse modelo de home office na internet e adorei a ideia de transformar uma possível varanda em um pequeno escritório. Quem sabe, quando eu tiver um apartamento ou casa com varanda eu faça isso. Além de ter uma vista para distrair quando estiver cansada, não vou mais precisar ocupar a mesa de jantar para trabalhar…

 

5 Comentários para: “Trabalho em casa, e agora?

  1. Anônimo

    Ótimas observações, Laila! No caso de clientes que estão em outros países, como ficaria a questão de conciliar nosso horário de trabalho com o deles (por causa do fuso horário), na sua opinião? Nathalia

    Responder
    1. Laila Rezende Compan

      Sua pergunta da um ótimo post, Nathalia!!!
      Muitos tradutores utilizam o horário dos clientes como seu horário de trabalho. Eu dei o exemplo de horário comercial, mas se a maioria dos seus clientes está online durante a madrugada por causa do fuso horário, é legal que você tente conciliar seu horário de trabalho com o deles.
      Prometo que vou fazer um post pra falar melhor sobre esse assunto!!! Fica ligadinha aqui no blog!!! 😉
      Beijos!!

      Responder
  2. homer

    Já trabalhei num canto da lavanderia/cozinha, no quarto onde eu e minha esposa dormia com minha filha pequena. Já trabalhei no quarto do meu pai. Graças a Deus, agora tenho um quarto que faço de escritório…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.