Como controlar as finanças?

Em outro post já comentei que quando um tradutor opta por ser freelancer (autônomo), ele precisa ter um bom domínio sobre suas finanças, pois o salário não é certo! Um mês você pode receber R$5.000,00 e no outro, R$500,00, por exemplo.
Quem já é tradutor há algum tempo sabe que em algumas épocas ficamos com muito trabalho, ao ponto de parecer que não vamos dar conta, e em outros momentos, os trabalhos são pingados.
Então, como fazer para controlar as finanças? Como saber se o que estou ganhando por mês é suficiente?
Eu, por exemplo, trabalho tanto em parceria com algumas agências de tradução, como para clientes diretos. Devido a isso, o meu pagamento é depositado em minha conta durante todo o mês, de acordo com o combinado com cada cliente, e não apenas no 5º dia útil ou no último dia útil do mês, como a maioria das pessoas que trabalham com carteira assinada.
Para controlar melhor o quanto ganho durante o mês e as despesas que tenho, uso o Zero Paper. Utilizo tanto o aplicativo para o celular como o site.
Se você utilizar somente como profissional, poderá incluir todos os pagamentos que recebe por seus trabalhos, assim como suas despesas fixas e variáveis. Eu, por exemplo, coloco minhas despesas com internet, luz, etc., como despesas fixas. Nas despesas variáveis, coloquei o valor investido para ir ao Congresso da Abrates, hotel, passagens aéreas. Não incluo despesas pessoais como compras dos mês, cartão de crédito, ou mesmo aquele sapato lindo que vi na vitrine e “tive” que comprar!!! Essas despesas são minhas, e não da minha “empresa”. 
No decorrer do mês você consegue visualizar o total de despesas e o total de recebimentos. O Zero Paper calcula para você o balanço de cada mês, assim é mais fácil visualizar se fechou o mês positivo ou negativo, quanto sobrou ou quanto faltou.
Essa é uma boa forma de verificar como anda o seu progresso financeiro, e é válido tanto para quem está começando a carreira agora, como para os mais experientes!
Faça o seu cadastro e controle suas finanças!

*Este não é um post patrocinado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.