Meu 1º trabalho como intérprete – Parte 1 – Como consegui

Não sabia que imagem usar nesse post, então,
nada melhor que o C3PO para representar os intérpretes, né?! rs

Quem me segue lá no Instagram (@laila_compan) e na Fanpage do Tradutor Iniciante já está sabendo que prometi esse post para contar como consegui o meu 1º trabalho como intérprete e para contar como foi essa experiência. Só que para não ficar muito longo e cansativo, vou dividir em 2 posts: no primeiro (esse) vou contar como consegui o trabalho, e no segundo, vou contar como foi a minha experiência.

Desde a época da pós-graduação eu escutava professores e colegas no Facebook dizendo que o mercado de interpretação é muito fechado, que é difícil de entrar, de conseguir o primeiro trabalho. O detalhe é que eu sou muito chata persistente, e quando quero alguma coisa eu luto até conseguir! E com a interpretação não foi diferente.

Consegui meu primeiro trabalho de interpretação praticamente do mesmo jeito que consegui os primeiros trabalhos de tradução: estava ligada no Facebook e vi uma pessoa solicitando intérpretes que tinham disponibilidade para trabalhar no sábado (isso foi na quinta-feira à noite). No post já havia vários comentários, e mesmo sem esperança de ser chamada eu comentei “Estou disponível”. Apenas isso! Não enviei mensagem inbox nem nada. Comentei e esqueci. Para a minha surpresa, a pessoa entrou em contato comigo para passar mais informações e combinar os horários! =D  E assim, sem muita esperança, eu consegui meu primeiro trabalho de interpretação através do Facebook. Sim, aquela rede social que muita gente usa apenas para se divertir, e expor sua vida. Não vou dizer que não uso o Facebook para assuntos pessoais, mas o meu perfil é muito mais profissional.

Acho que se não fosse o Tradutor Iniciante e os trabalhos que consigo por lá, não teria, ou melhor, já teria excluído meu perfil (sou da época que os brasileiros não usavam Facebook e nem sabiam o que era isso).

Acho que o mais engraçado de tudo isso é ver a reação de surpresa das pessoas quando perguntam como consegui esse trabalho, e eu respondo na maior simplicidade: “No Facebook! Vocês não acreditam quando eu falo que consigo trabalho por lá, né?!” rs

Se liga, galera!!! O Face é um ótimo lugar pra conseguir oportunidades!!! Basta estar ligado!!! E fica ligado aqui no blog também, porque o próximo post vai ser contando como foi a experiência neste primeiro trabalho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.