Quanto tempo e dinheiro preciso investir para ser um tradutor?

Não existe uma fórmula para ser tradutor e nem para conseguir trabalho. Nós damos conselhos de algumas coisas que fizemos e deram certo, mas isso também é muito relativo e pode variar de uma pessoa para outra, pois vai depender do quanto alguém se dedica para conseguir alcançar um determinado objetivo.
Quanto ao tempo, pode ser que sejam necessários uns 4 anos para completar uma graduação em letras ou em tradução (nem todos os Estados possuem faculdades que oferecem graduação em tradução).
Se você já possui uma graduação, pode fazer uma pós-graduação em tradução (como foi o meu caso), que levará aproximadamente 1,5 ano dependendo da instituição. Também é possível fazer cursos de aperfeiçoamento, participar de palestras, webinars, ler livros e workshop que ajudam a aumentar nosso conhecimento sobre determinado assunto.
E a partir do momento que você decide ser tradutor, tenha em mente que o ideal é continuar estudando e se aperfeiçoando para não parar no tempo e ficar para trás.
Quanto ao dinheiro, bom, isso também será muito relativo. Se você estudar em uma instituição particular precisará investir mais do que se o fizer em uma instituição pública. O valor de investimento em uma pós-graduação também pode variar caso seja presencial ou à distância.
Também é preciso mencionar os livros (físicos ou e-books) que muitas vezes nos ajudam! Investir em livros é sempre muito bom! Já as palestras, seminários, workshops, podem variar entre pagos e gratuitos.
Fiz uma pequena tabela com alguns valores de cursos que fiz e o tempo que levei para finalizá-los, para que vocês possam ter uma ideia.
Não mencionei acima, mas participei também de alguns workshop gratuitos online sobre CAT Tools. Também não mencionei o curso de graduação, pois sou formada em Pedagogia pela UFRJ. A pós-graduação mencionada na tabela é da Estácio de Sá (antiga pós de tradução da Gama Filho) e o curso de legendagem é da Gemini.
Investi muito tempo também em pesquisas na Internet para conhecer mais sobre a profissão e faço isso até hoje! 
Agora, deixo uma dica: se você tem pressa de começar sua carreira (como eu tive), assim que se sentir seguro, comece a correr na frente! Às vezes, conseguir o primeiro trabalho demora, então, não perca tempo!
Pode ser que toda vez que você precise fazer um teste sinta aquele friozinho na barriga, mas mesmo assim encare e siga em frente, sem medo de ser feliz!
Não tenha medo de tentar, confie sempre na sua capacidade e seja humilde e educado com todos (seja cliente, colega ou qualquer pessoa que venha a cruzar o seu caminho)!

Um Comentário para: “Quanto tempo e dinheiro preciso investir para ser um tradutor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.